Vestido com estampa da artista plástica Ana Holck
O Fashion Rio começou oficialmente ontem, com os desfiles dos dez jovens estilistas do Prêmio Rio Moda Hype. Mas hoje é que os trabalhos foram abertos pra valer no porto do Rio, QG da semana de moda carioca. Tudo começou às 14h30, bem antes do primeiro desfile desta segunda-feira, da Alessa. A partida foi dada na passarela do evento paralelo Rio-à-Porter, onde estão sendo lançadas coleções de nove dos 169 expositores que vieram fazer negócios. Os compradores vêm de todo o País e até da Nova Zelândia e dos Emirados Árabes para conhecer suas criações pro próximo verão.
A passarela do Rio-à-Porter é secundária, mas dá projeção e gás a marcas que estão começando. Caso da primeira a desfilar, a carioca Wasabi, cujas peças incorporam estampas de artistas plásticos, como Ana Holck e Gisele Camargo. “Essa é nossa terceira temporada aqui, e aprendemos muito. Na primeira vez, não vendíamos pra loja alguma. Agora, estamos em sete multimarcas no Brasil e mandamos para a Austrália e a Holanda”, explicava a estilista Daniela Sabbag depois do elogiado desfile de estreia.
Ela e a sócia, Ana Wambier, trouxeram uma coleção bonita, com shorts, vestidos e saias em tons suaves. As 20 peças mostradas chamam a atenção para as 80 do estande no Rio-à-porter, nos armazéns 4 e 5 do mesmo porto onde até sábado se realiza o Fashion Rio. “O desfile é comercial, com foco total no cliente. Só no corpo da modelo é que se tem a dimensão do caimento”, conta Daniela. Também desfilaram Armadillo e Datskat. Todas as grifes contam com apoio dos organizadores para pagamento das modelos, iluminador e operador de som.
O Rio-à-Porter, cuja programação inclui palestras sobre tendências, marketing e comércio eletrônico, vai até sexta-feira; o Fashion Rio, até sábado.
Ambos são fechados a convidados
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